Fase crucial



Nesta fase da época onde já faltam cada vez menos jogos, o Benfica acaba por ser aquela equipa que está numa fase crucial da época onde pode fazer um brilharete ou deitar tudo a perder. Os jogos que se seguem para o Benfica (Olhanense, Chelsea, Braga, Chelsea, Sporting) são de extrema importância e a vitória em todos os jogos (empate frente ao Chelsea mas passar à próxima fase “conta” como vitória) aumentava os índices de motivação e confiança, mas, iria aumentar o cansaço dos jogadores que iam dar o “litro” em todos os jogos e também poderia acabar por não ser a melhor opção.
Mas no meu ponto de vista, acredito que o Benfica poderá conquistar todas as competições onde está inserido, é óbvio que numa tem mais facilidade que outra mas estando ainda em três competições que pode vencer acaba por considerar-se favorito, igualmente devido à história que possuí.
Porém, vamos por partes. Começando pelo campeonato nacional. O Benfica tinha cinco pontos de avanço que pareciam, digamos, muito vantajosos pois pela forma como a “turma” de Jesus estava a jogar à bola, nada faria prever que iam empatar frente ao Guimarães e Académica e foi nesses jogos que se viu menos Benfica. Não vimos aquelas transições rápidas de defesa-ataque que tanto marcaram o metódo de Jorge Jesus, as bolas paradas não foram aproveitadas devidamente, basicamente, o nível exibicional esteve muito aquém do esperado sem se saber realmente o porquê de isso ter acontecido.  A derrota contra o Porto acaba por ser o “pior pesadelo”. Um bom jogo de futebol que opôs as duas maiores e melhores equipas portuguesas mas que no final de contas, o Porto levou a melhor e acabou o clássico à frente dos “encarnados” e aí esperava-se uma queda brutal do Benfica virando-se para outras competições.
O que não seria de prever era o empate que o Porto consede em casa contra a Académica o que faz com que o Benfica (e Braga) fiquem apenas a um ponto do Porto e que agora tudo seja muito imprevisível. Se formos ver o calendário de todas as equipas veremos que o Benfica é aquela que tem, teoricamente, o calendário mais facilitado e isso poderá ajudar as “águias” a voarem mais alto.
A equipa de Vítor Pereira anda a jogar um futebol lastimável, muito fraco para aquele plantel que tem, o maior orçamento da história do Porto e só por isso deveria jogar o dobro (e talvez fosse pouco) e estar em primeiro com mais pontos de avanço. O trio de meio-campo dos “dragões” é, simplesmente, de outro mundo. Fernando, Lucho e Moutinho entendem-se da melhor forma possível (quando Fernando não joga o Porto sente isso de forma brutal).
O que me anda a surpreender é o facto do Braga ter subido o seu ritmo de jogo nestes últimos quinze jogos. Têm feito muito boas exibições (não derrotaram o Besiktas apenas por enorme azar) e agora são um adversário a ter em conta na luta pelo título e poderá ser o próprio Braga a “tirar” o título a um dos grandes pois visita a Luz e recebe o Porto, jogos cruciais.
Sobre a Taça da Liga, é sempre uma competição e em todas as competições que os grandes se inserem são p’ra ganhar, independentemente de desvalorizarem ou não, o importante é que todos querem vencer e isso viu-se ontem (Benfica vs Porto), principalmente do lado do Porto que entrou com o melhor onze que tinha disponível na minha opinão (James é um jogador excelente mas ao entrar na segunda parte cria muito mais impacto do que quando joga como titular). Ontem foi um clássico com C grande onde vimos duas equipas com enorme vontade de ganhar. Criaram diversas oportunidades de golo, muita emoção, incerteza no resultado fruto de duas reviravoltas no marcador, apesar do pouco público o apoio esteve muito bom. O Benfica acabou por passar à final e está na final pela quarta vez consecutiva (venceu as últimas três edições com vitórias frente ao Sporting CP, FC Porto e, por último, Paços de Ferreira).
Para terminar, a Liga dos Campeões, talvez aquela onde se esperava que o Benfica apenas atingisse os oitavos de final, que seria o objectivo imposto para esta temporada, mas, felizmente, tivemos sorte no sorteio e calhou-nos o Zenit, equipa totalmente inferior ao Benfica. A equipa treinada por Jorge Jesus mostrou que era mais forte (principalmente no jogo em casa) e mereceu por completo a passagem aos quartos-de-final onde irá encontrar o Chelsea. Ao sair o sorteio, houve um momento algo polémico, quando Drogba soube que ia defrontar o Benfica começou a “tremer”, estando a gozar. É isto que se deve evitar por completo, até porque as equipas ingleses desvalorizam muito os clubes portugueses (tirando o Man. United que raramente ganha), ainda há umas semanas vimos o City completamente tranquilos ao virem defrontar o Sporting, pensavam que já estava ganho e enganaram-se, talvez aconteça o mesmo com o Benfica, a primeira mão é jogada no Estádio da Luz e uma vitória e sem sofrer golos era extremamente positivo, pois em Londres certamente que o Benfica consegue marcar um ou mais golos devido ao poderio ofensivo que apresenta e até porque fora de portas o Chelsea acaba sempre por vacilar, os resultados da fase de grupos contra o Valência, Genk, etc… acabam por confirmar isso mesmo.

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Com tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.